Source: This Is Engineering, from Pexels

Professor Nigel Cross is a british academic and consultant in Design Education and Research, also editor-in-chief of Design Studies, an acclaimed scientifc journal. In the 80’s he sustained why Design is a particular area with its own culture as well as body of knowledge different from arts, humanities and sciences.

The article is contemporary, published in 2007 as a book chapter of , edited by Ralf Michel…


Aprendizados do meetup com designers educadores

O ano de 2020 tem sido marcado pela crise sanitária eclodida com a Covid-19, a qual provocou mudanças significativas e intensas em diversos setores. Poderíamos dizer que não apenas uma ou mais áreas ou um grupo de segmentos, mas todo o conjunto da sociedade sofreu com as mudanças de comportamento e de convívio com o isolamento social.

Nesse cenário de mudança na vida cotidiana das pessoas, a Educação foi uma das áreas sensivelmente impactadas em todos os seus níveis de ensino e naturezas institucionais, sejam da iniciativa privada ou da rede pública. …


O processo de design para experiência do usuário implica considerar o contexto das pessoas: quais jornadas vivenciam e para quais direções caminham em seus itinerários cotidianos (Foto: Unsplash)


Pegadas sobre a areia em primeiro plano, com paisagem de montanhas no segundo plano, céu em crepúsculo ao fundo.
Que passos devemos seguir para projetar produtos que proporcionem experiências mais positivas? (Foto: Martin Widenka - Unsplash)


Caminhos percorridos e horizontes para 2019

Natal-RN. Dunas à margem da av. Prudente de Morais. Foto por André Grilo

Este foi um ano de retomarmos as ações para promover o Design e a cultura da Experiência do Usuário nos projetos de interação e interfaces digitais em nossa cidade.

O capítulo do IxDA Natal tem como objetivo promover a integração dos profissionais de UX, especialmente projetistas de interfaces e de interação humano-computador, a fim de fortalecermos nossa comunidade de profissionais, pesquisadores e estudantes em Design de Interação.

Ao integrarmos essas pessoas e coletivos, nós queremos, além de valorizar a atuação de designers em nosso contexto regional, levar para as organizações e empreendedores os benefícios de projetar produtos e serviços com…


Quais os desafios para implementar práticas de design em times e organizações?

Com o crescimento do design como área interdisciplinar, tornou-se comum sua adoção para diferentes finalidades nas organizações. Gradativamente, negócios passaram a utilizar métodos e técnicas de design para encontrar soluções em seus produtos e serviços.

Organizações perceberam o potencial inovador dos métodos de design, o que inspirou e consolidou abordagens como Design Thinking (Brown, 2009), Design Sprint (Knapp, Zeratsky & Kowitz, 2016) ou Lean UX (Gothelf & Seiden, 2013), que combinam procedimentos de design ao cotidiano dos negócios e times.

Não à toa, o termo “Design para Inovação”…


Este é um artigo sobre criatividade e estratégia em processos de design.

O mercado digital está repleto de termos e conceitos que ao longo dos anos vêm se popularizando. Na área de design, cada vez mais presente nas organizações, isso tem ocorrido de forma crescente.

Em processos criativos no design de produtos, os termos e ocasionalmente são usados como sinônimos, embora sejam conceitos diferentes.

Entender a diferença entre insight e ideia não se trata apenas de uma questão semântica: esse conhecimento auxilia o modo como enxergamos e vivenciamos o processo de design e ideação de um produto.

O design na estratégia de produtos

Em…


Estamos concluindo um ano que nos trouxe muitas novidades e desafios, e não poderíamos deixar de registrar nossa felicidade em compartilhar com vocês nossas ideias para o ano que vem, com a clareza de que podemos seguir por diversas rotas, porém com um mesmo destino: promover a interação, no sentido amplo da palavra.

Primeiro, a interação entre profissionais de design focados em experiência do usuário. Queremos conhecer, ouvir, aprender e compartilhar conhecimentos com cada pessoa que está atuando com design e tem se aprofundado em interfaces e UX. Profissionais, estudantes, educadores e pesquisadores na área: vocês são muito bem-vindos. 😃


Relembrando aprendizados sobre ergonomia durante o 16º Ergodesign/USIHC & CINAHPA

Este foi um dos pontos abordados na palestra do prof. Francisco Fialho, durante abertura do 16º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade — Ergodesign, evento tradicionalmente realizado em conjunto com o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador (USIHC). Neste ano, a edição agregou o Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CINAHPA), sendo sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC, no primeiro semestre de 2017.

Foto: Organização Ergodesign/USIHC & CINAHPA, 2017.

Para Fialho, ainda existe uma visão de desenvolvimento de produtos ergonômicos mais voltada para correção de artefatos que não consideram, desde o início do projeto, abordagens centradas nos usuários…


Some considerations in Interaction Design

The misunderstanding about differences between user experience (UX) and user interface (UI) repeats frequently in tech-based organisations. Both attributes operate in symbiosis, however, each one has specifical contribution along the human-computer interaction. Here I discuss about these dynamics.

What in the real-world motivates someone to use a technology?

The first condition to observe is that people interact with digital artifacts (website, system, app etc.) according two perspectives: as the and as the of product. The individual is a subjective side of interaction, while the user is the pragmatic operation on the product interface. Thus, there are two facets of who interacts with technology, in specific contexts of use…

André Grilo

Ph.D. student, MSc. in Design, Designer and Researcher

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store